Código de Conduta

Código de Conduta

1. Objetivos

O WordCamp Porto Alegre acredita que nossa comunidade deve ser totalmente aberta para todos. Desta forma, estamos comprometidos a oferecer um ambiente amigável, seguro e acolhedor para todos, não importando o sexo, orientação sexual, deficiências físicas, etnicidade, religião, sistema operacional preferido, linguagem de programação ou editor de texto.

Este código de conduta descreve as nossas expectativas para o comportamento do participante, bem como as consequências para o comportamento inaceitável.

Convidamos a todos os patrocinadores, voluntários, palestrantes, inscritos e outros participantes para nos ajudar a manter uma experiência segura e positiva para todos no evento.

2. Sendo um bom cidadão WordPress

O objetivo complementar desse código de conduta é aumentar a cidadania de código aberto, incentivando os participantes a reconhecer e fortalecer as relações entre o que fazemos e a comunidade em geral.

Dentro deste propósito, os organizadores do WordCamp Porto Alegre irão aceitar nomeações de cidadãos exemplares durante todo o evento e irão destacar estes participantes após a conferência, no website do WordCamp Porto Alegre.

Se tu souberes de alguém que está fazendo um esforço extra para garantir que nossa comunidade seja acolhedora e simpática, incentivando os participantes a contribuir ao máximo, nós queremos saber. Tu poderás sugerir o nome de alguém na mesa de inscrição ou entrando em contato em nosso website.

3. Comportamento esperado

  • Sê atencioso, respeitoso e colaborativo.
  • Te abstém de humilhar, discriminar ou assediar, seja por um comportamento ou através de discurso ou fala ofensiva.
  • Te mantém ciente de teu entorno e de teus colegas participantes. Alerta os organizadores do evento se notares uma situação perigosa ou alguém em perigo.
  • Participa de uma forma autêntica e ativa. Ao fazeres isso, tu ajudas a manter o WordCamp Porto Alegre, fazendo parte de sua história.

4. Comportamento inaceitável

Comportamentos inaceitáveis incluem: intimidar, ofender, abusar, discriminar, depreciar ou humilhar quaisquer participantes do WordCamp Porto Alegre e eventos relacionados.

Todas as dependências do WordCamp Porto Alegre podem ser compartilhadas com frequentadores da instituição que nos recebe. Por favor, sê respeitoso também com essas pessoas.

Por assédio, entende-se: comentários ofensivos verbais relacionadas ao sexo, orientação sexual, raça, religião, deficiências físicas; uso inadequado de nudez e/ou imagens sexuais em espaços públicos (incluindo apresentação de slides); intimidação, acompanhamento ou perseguição deliberada; assédio fotográfico ou gravação; contínua interrupção de palestras ou oficinas; contato físico inapropriado e atenção sexual indesejada.

5. Consequências de um comportamento inaceitável

O comportamento inaceitável não será tolerado, quer seja por inscritos, organizadores, pessoas locais, patrocinadores ou outros presentes ao WordCamp Porto Alegre.

Quem for pedido para parar com algum comportamento inaceitável deverá cumpri-lo imediatamente.

Se algum participante mostrar comportamento inaceitável, os organizadores do evento podem tomar qualquer ação que considerem ser adequada, inclusive a expulsão do evento, sem aviso prévio ou reembolso.

6. O que fazer se testemunhares ou fores sujeito a um comportamento inaceitável

Se fores sujeito a um comportamento inaceitável ou perceberes que alguém está sendo sujeito a um comportamento inaceitável ou mesmo tem alguma outra preocupação ou apreensão, por favor notifica um organizador do evento o mais rapidamente possível.

A equipe do WordCamp Porto Alegre estará disponível para ajudar os participantes a contatar a segurança local ou mesmo a polícia, para escoltar ou para ajudar de outra forma aqueles que estiverem sofrendo um comportamento inaceitável, para que desta forma sintam-se seguros durante a evento. Voluntários estarão presentes durante o evento e qualquer voluntário poderá colocá-lo em contato com um membro da organização.

7. Escopo

Esperamos que todos os participantes da conferência (patrocinadores, voluntários, palestrantes, participantes e outros convidados) respeitem este código de conduta em todas as salas do evento e eventos sociais relacionados.

8. Informações para contato

Fala conosco pela nossa página de contato.

9. Licença e atribuição

Este Código de Conduta é inspirado no trabalho incrível da Open Source Bridge, revisado para incluir as informações de nosso evento. O original está disponível em http://opensourcebridge.org/about/code-of-conduct/ e é distribuído sob uma licença “Creative Commons Attribution-ShareAlike license”.

WordCamp Porto Alegre 2017 - O evento oficial do WordPress no RS is over. Check out the next edition!